segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu Mãe..

Para saber um pouco do que podem esperar do blog, achei interessante escrever o que considero importante na criação dos meus filhos.

Sou mãe do Iago de 12 anos e do Igor de 1 ano e 9 íeses, minhas paixões, vivo por eles, vivo em função deles e procuro na medida do possível, educá-los com muito amor, à moda antiga.

Quando me refiro a moda antiga, quero dizer que procuro manter em casa o respeito que os filhos tinham pelos pais antigamente, o que considero raro nos dias de hoje mais muito importante para o desenvolvimento de um cidadão equilibrado, consciente, maduro.

Da criação que tive, duas coisas procurei mudar em relação aos meus filhos. Uma, foi a falta de diálogo e outra, a distância que existia entre mãe e filhos. Hoje procuro manter uma relação de amizade com meus filhos , digo isso por que quando era criança pouco conseguia conversar com minha mãe sobre o que acontecia comigo e as dúvidas que surgiam com a chegada da adolescência. Isto, por que não me sentia a vontade, era como se tivesse uma barreira, como se fosse deixar minha mãe constrangida, e pelo que converso com meus amigos, esse sentimento era geral na grande maioria das famílias.

O que procuro manter é o fator limite. Na minha opinião os pais que precisam impor suas regras e não o contrário. Precisam ouvir NÃO, sempre que necessário e aprender que seu limite acaba quando começa o limite do próximo.

Acho que muitas vezes, sou um pouco autoritária demais, mais com certeza nunca deixo de falar e expressar o quanto eles são importantes na minha vida, assim como, também peço perdão quando exagero e perco um pouco o controle, pois ninguém é de ferro. Tem dias que parece que estão com a MACACA! Haja paciência!!!

Não tenho vergonha em falar, que quando é necessário rola umas chineladas e até mesmo uns gritos dentro de casa, mais isso realmente é necessário. A conversa na maioria das vezes resolve, mais em alguns casos conversa e explicação demais coloca tudo a perder, nessa hora é necessário um basta e se fazer ouvir.

No geral sou uma mãe normal, procuro estar presente nas atividades da escola e conversar sobre todos os tipos de assuntos com meu filho mais velho, respondendo somente o que pergunta e sempre mostrando a realidade das coisas sem rodeios, principalmente sobre drogas, internet, pedofilia e todos os perigos que nos rondam nessa sociedade maluca.

Faço questão que o Iago assista à todos os tipos de reportagens por mais chocantes, que me pareçam  ser, que abrangem assuntos dos viciados em drogas e dos riscos da internet, para que aprenda que não se deve jamais confiar em nenhum estranho e nem ser influenciado por ninguém.

Para mim o mais importante na nossa missão de mãe é orientar, mostrar o caminho. Sabemos que muitas coisas não adianta falar e somente errando é que se aprende. Dessa forma fico com minha consciência tranquila e com sentimento de missão cumprida, já que não conseguimos carregá-los pela mão o tempo todo.

É assim que tento educar e criar  ;meus bebes e até o momento, graças a Deus só recebo elogios, os amigos e conhecidos sempre comentam que são crianças educadas e simpáticas, espero estar no caminho certo, mais sempre atenta as mudanças e procurando evoluir como mãe e pessoa.

Nenhum comentário: