segunda-feira, 28 de março de 2011

Os primeiros 30 dias de vida..

Acho que a natureza é tão perfeita que fez com que nesse mês os bebes durmam muito, para ajudar a mãe a se adaptar à todas as mudanças que ocorrem na sua vida, por que realmente é preciso se concentrar para se organizar e adotar uma rotina com seu bebê.

No primeiro mês, geralmente acordam só para mamar e quando é preciso trocar. Ficam somente alguns minutos de cada turno acordado, e alguns casos passam  da hora de mamar, que normalmente é 2/2 horas, isso é comum devido os reflexos do útero, e por que o organismo esta se acostumando a trabalhar sozinho, com o passar dos dias, começam a solicitar em tempo menor até estabilizar as 2 ou 3 horas de intervalo, e é incrível, por que são uns reloginhos.

Até 10 dias, é preciso fazer a revisão com pediatra, aconselho nessa consulta, solicitar algum remédio para cólica. Nesse período é necessário também fazer o teste do pezinho no posto de saúde, que na verdade deveria ser feito no hospital ao nascer, por que é muito mais eficiente.

As cólicas costumam aparecer a partir dos 15 dias, raro os que não tem cólica pelo menos uma vez por dia, mais acontece. O Igor tinha cólica sempre no mesmo horário, das 20 as 21 hs. Nessa hora o pai pode ajudar muito, como o corpo deles é mais quente, passa mais calor para o bebê e alivia as cólicas. A fralda passada com ferro por cima da roupa também pode ser eficiente, mais tudo isso se não for crises fortes, por que no desespero nada funciona, o negócio é mesmo levantar com eles, colocar de barriga para baixo, caminhar pela casa e ter paciência que logo..logo vai passar.

Na hora do banho, evite banho com shampoo muito cheiroso, procure utilizar os produtos mais neutros possíveis, para evitar alergias.

Normal a mãe não dormir no primeiro mês, sempre atenta a todo o respiro do bebê..isso também faz parte, mais cuide e lembre que é muito importante aproveitar os momentos que ele dorme para descansar.

Antes de amamentar vai ao banheiro, lave bem as mãos, pegue sua garrafinha de água o pano de boca do bebê e dedique toda sua atenção nesse momento. Lembro isso, por que eu era campeã de começar o mama e lembrar que precisava fazer xixi ou estava louca de sede..hehehe. Até pegar o geito, isso acontece, pode saber!!

A água é muito importante para ajudar na fabricação do leite, tome muita água e terá peitos fartos e seu bebê agradecerá..

Nenhum comentário: