quinta-feira, 31 de março de 2011

Nova Técnica de Banho!!

Desde que o Igor começou a molhar todo banheiro na banheira ( 4 meses ), estamos dando banho nele no chuveiro, é muito mais prático, damos o banho em pé ( a partir do 1 ano ) e antes de tira-lo pegamos no colo e deixamos um tempo relaxando com água quentinha nas costas, tem vezes que quase dormi..ele adora e a gente curti muito

Todos os dias sofria para lavar os cabelos, por que é normal as crianças abaixar a cabeça na hora de enxaguar os cabelos caindo água nos olhos, e mesmo que seja shampoo e condicionador próprio para crianças, a própria água da uma sensação de ardência e encomoda os pequenos.

Depois de muito quebrar a cabeça, dei uma fralda para ele segurar nos olhos, e resolvi meu problema. No início ele não atinava, mais agora já esta craque, é só dar o paninho, que ele já coloca na frente dos olhos, pronto para enxaguar a cabeleira..

Menos um stress!!

Comeu sozinho toda comida..

Algum tempo o Igor vem comendo algumas colheradas sozinho, mais hoje 1 ano e 9 meses, comeu toda a comida sozinho, e sem fazer sujeira...ele é muito caprichoso, não gosta quando cai comida no colo ou não chão, logo pega o primeiro pano que vê pela frente para limpar..rsrsrs.

terça-feira, 29 de março de 2011

Creche


Ter a sorte de colocar seu filho em uma creche séria e boa é uma benção de Deus.

O Igor começou a frequentar a RECREANÇA com 8 meses, foi uma fiel escudeira na implementação da mamadeira e dos novos alimentos, como feijão por exemplo que ele resistia em comer em casa.

O relacionamento que ele tem hoje com as tias da creche é de dar inveja em qualquer mãe, quando vamos busca-lo por diversas vezes, não quer ir embora, e tem uma liberdade com elas que parece que esta em casa. É muito bom, ver seu filho adaptado e curtindo aquelas horas na escolinha, brincando com os amiguinhos e desenvolvendo sempre e muito..por que é isso que acontece..eles ficam muito espertos!!!

No início foi um pouco complicado, por que como as crianças pequenas tem menos resistência, ficam gripadas com frequência, principalmente no inverno com ITES ( renites, bronquites, sinosites..), mais com o tempo isso passa, se for analisar o meu mais velho, que ficou também em creches desde 1 ano, acho que ganhou tantos anticorpos que até hoje tem uma saúde de ferro, raramente fica doente, e quando pequeno vivia resfriado e com sinosite.

Fora esse fator das ITES, sempre foi tudo perfeito e minhas experiências com as Creches sempre foram maravilhosas. A gente percebe quando a creche esta fazendo bem para nossos bebes, principalmente, quando eles tem prazer em ir e não querem mais sair..acho que essa é a principal dica para que as mães analisem as instituições onde colocam seus filhos.

O Igor pode esta dormindo, eu falo pra ele, vamos para escolinha..ele faz que SIM com a cabeça mesmo com os olhos fechados, toma a mamadeira e já pede pra colocar os tênis..é muito bom, fico muito tranquila quando esta na escolinha.

Claro que é importante visitar, fazer a adaptação com a presença da mãe, conhecer o trabalho que será realizados com seus filhos, se tem nutricionista e saber quantas crianças ficam em cada sala, sendo o ideal 2 crianças por atendente.

Analisando esses fatores e a criança curtindo ir para escolinha, é praticamente 100% de chances que seu filho esta sendo cuidado com o carinho e amor que ele merece.


Ai esta meu bebê indo para escolinha com o papai..feliz da Vida!! Como é bom ser criança..

Montando frases..

O Igor esta numa fase linda!!! Todo dia surge palavras novas e agora com 1 ano e 9 meses, esta começando a montar as frases..ontem ele falou pela primeira vez..OUTRA VEZ MAMÃE, quando pedia para colocar a mochila que eu havia tirado das costas dele. Achei o máximo!!

Quando vou colocar ele para dormir, após o almoço, ele fala.NENÊ NANA MAMÃE..e vai para o quarto, tira os tênis..falando TIRA TÊNIS, já se aconchegando..é muito fofo.

Quando colocamos a mesa para o almoço ele sai catando todo mundo pela casa, falando PAPA MAMÃE, PAPA PAPAI..e só senta na mesa quando todo mundo esta junto, esta aprendendo a comer sozinho e esta se alimentando super bem.

Fico muito feliz em ver o quanto ele é carismático e social. Encanta todo mundo e cada dia mais esperto, vou registrando esses momentos e penso que quando ele for maior, vai saber tudo o que acontecia com ele, nessa fase maravilhosa!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os primeiros 30 dias de vida..

Acho que a natureza é tão perfeita que fez com que nesse mês os bebes durmam muito, para ajudar a mãe a se adaptar à todas as mudanças que ocorrem na sua vida, por que realmente é preciso se concentrar para se organizar e adotar uma rotina com seu bebê.

No primeiro mês, geralmente acordam só para mamar e quando é preciso trocar. Ficam somente alguns minutos de cada turno acordado, e alguns casos passam  da hora de mamar, que normalmente é 2/2 horas, isso é comum devido os reflexos do útero, e por que o organismo esta se acostumando a trabalhar sozinho, com o passar dos dias, começam a solicitar em tempo menor até estabilizar as 2 ou 3 horas de intervalo, e é incrível, por que são uns reloginhos.

Até 10 dias, é preciso fazer a revisão com pediatra, aconselho nessa consulta, solicitar algum remédio para cólica. Nesse período é necessário também fazer o teste do pezinho no posto de saúde, que na verdade deveria ser feito no hospital ao nascer, por que é muito mais eficiente.

As cólicas costumam aparecer a partir dos 15 dias, raro os que não tem cólica pelo menos uma vez por dia, mais acontece. O Igor tinha cólica sempre no mesmo horário, das 20 as 21 hs. Nessa hora o pai pode ajudar muito, como o corpo deles é mais quente, passa mais calor para o bebê e alivia as cólicas. A fralda passada com ferro por cima da roupa também pode ser eficiente, mais tudo isso se não for crises fortes, por que no desespero nada funciona, o negócio é mesmo levantar com eles, colocar de barriga para baixo, caminhar pela casa e ter paciência que logo..logo vai passar.

Na hora do banho, evite banho com shampoo muito cheiroso, procure utilizar os produtos mais neutros possíveis, para evitar alergias.

Normal a mãe não dormir no primeiro mês, sempre atenta a todo o respiro do bebê..isso também faz parte, mais cuide e lembre que é muito importante aproveitar os momentos que ele dorme para descansar.

Antes de amamentar vai ao banheiro, lave bem as mãos, pegue sua garrafinha de água o pano de boca do bebê e dedique toda sua atenção nesse momento. Lembro isso, por que eu era campeã de começar o mama e lembrar que precisava fazer xixi ou estava louca de sede..hehehe. Até pegar o geito, isso acontece, pode saber!!

A água é muito importante para ajudar na fabricação do leite, tome muita água e terá peitos fartos e seu bebê agradecerá..

sexta-feira, 25 de março de 2011

Amamentação

Com certeza irei arrumar muitos desafetos com essa postagem, mais não posso deixar de falar o que penso a respeito da amamentação prolongada.

Amamentar é maravilhoso, enquanto for bom para as duas partes, acho importante e necessário a amamentação até os meses, e a questão da exclusividade depende muito da situação e do desenvolvimento de cada criança.

Se a mãe amamenta de 1 em 1 hora, a criança esta sempre esfomeada e ganha pouco peso é óbvio que é preciso complementar a alimentação, sei que a maioria das pessoas tem esse conhecimento, mais já conheci pessoas que deixarão seus filhos com fome, por que tinham que tomar leite materno exclusivo, e até os dias de hoje nunca se ouviu falar em criança que tenha tido qualquer problema por não ter sido amamentada até os 2 anos.

O Iago amamentei até os 4 meses por que tive que trabalhar e o leite secou, se pudesse ficar em casa com ele, tinha leite suficiente para amamenta-lo exclusivamente até os 6 meses, mais não foi possível e nem por isso entrei em pânico e ele graças a Deus tem uma saúde de ferro, não pega nem gripe..

O Igor amamentei até os 10 meses, mais por mim teria tirado com 8, por que já estava no último grau de cansaço, sem dormir a noite e pra ajudar ele não pegava mamadeira nem para ir ao mercado, era uma chaveirinho, sempre junto.

Sempre quando alguma amiga me diz, mais os médicos aconselham amamentar até os 2 anos...sabe o que eu respondo? POR QUE NÃO É ELES QUE FICAM AS NOITES EM CLARO E DANDO DE MAMAR 2 EM 2 HORAS!!!

Quanto mais demorar para tirar pior é, mais traumatizante para o filho e mais estressante para mãe. Isso é a mais pura realidade.

Se pode amamentar e esta a fim amamente, mais se não esta legal de mamadeira para seus bebes, isso não quer dizer que será menos amado ou cuidado dos demais, você pode perfeitamente, ter todo contato e transmitir todo o amor possível dando uma mamadeira.

Se não amamentar com exclusividade até os 6 meses, implemente as frutas ( PERA, MAÇA ) com 4 meses e papinha salgada com 5 meses, nunca esquecendo da água.

Não deixe para oferecer os alimentos somente a partir de sexto mês, fica muito mais difícil para se adaptar aos novos alimentos, e o que faltar no leite, começa ser adquirido nos alimentos.

Vamos criar nossos filhos com maturidade e sem ficar bitolada as normas impostas pela sociedade. Muito mais importante a calma e o amor da mãe, do que leite materno de mãe irritada e cansada!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Nasceu!!!

Chegou o dia tão esperado...a gente perde muitas horas dos dias pensando em como será o parto e quando menos esperamos chega o dia. O coração bate mais forte, mais a gente precisa manter a calma e ter fé que tudo vai acontecer da melhor maneira para nós e para nosso bebê.

Depois de 10 anos do nascimento do meu amado filho Iago, engravidei novamente, do segundo casamento e dia 15.06.09 nasceu o Igor. Quando ele chegou encheu a casa de luz e amor, foi um momento lindo que não esquecerei jamais, mais confesso que só nos damos conta da mudança radical que é a chegada dos pequenos, quando começamos a lida de mãe...gente, havia esquecido o trabalhão que da um bebê, é fraldas, cólicas, banho, roupas, esterilização de mamadeira, ferro e fora casa, que precisamos manter ao menos organizada, por que com certeza os parentes e amigos irão querer conhecer o novo integrante da família.

Os primeiros meses é bem complicado, além de todas as novas tarefas que foram incluídas na sua rotina, ainda começa um período de reconhecimento entre você e o bebê, que para mim é exatamente isso, a gente se apresenta no nascimento e depois começamos a nos conhecer, aprendemos como se comunicar, como gosta de dormir, os carinhos e até mesmo as manias. Por isso é muito importante nessa fase o toque, as massagens ( a partir do 1 mês ), a tranquilidade e a observação.

O Igor nessa fase, descobri que gostava de dormir mexendo no ouvido, era só colocar o dedo no ouvido e ele revirava os olhinhos..rsrs, o máximo!! 

Ficamos um pouco estressada nesses primeiros meses, mesmo que não sejamos mais mãe de primeira viagem, cada filho tem suas particularidades, são únicos, então surgem as dúvidas, a preocupação se esta fazendo a coisa certa, se esta tudo bem com o desenvolvimento do bebê e por ai adiante. O que precisamos é manter a calma e não entrar em paranóia, fazendo uma tempestade em um copo da água por qualquer coisa que aconteça com seu filho, e não se estressar com a limpeza e arrumação da casa, por que senão a gente pira.

Fora esses fatores..rsrs, é só curtir as carinhas lindas, as gracinhas e tudo que vão descobrindo a cada dia.

Ser mãe é ser abençoada..é ser plena !!



segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu Mãe..

Para saber um pouco do que podem esperar do blog, achei interessante escrever o que considero importante na criação dos meus filhos.

Sou mãe do Iago de 12 anos e do Igor de 1 ano e 9 íeses, minhas paixões, vivo por eles, vivo em função deles e procuro na medida do possível, educá-los com muito amor, à moda antiga.

Quando me refiro a moda antiga, quero dizer que procuro manter em casa o respeito que os filhos tinham pelos pais antigamente, o que considero raro nos dias de hoje mais muito importante para o desenvolvimento de um cidadão equilibrado, consciente, maduro.

Da criação que tive, duas coisas procurei mudar em relação aos meus filhos. Uma, foi a falta de diálogo e outra, a distância que existia entre mãe e filhos. Hoje procuro manter uma relação de amizade com meus filhos , digo isso por que quando era criança pouco conseguia conversar com minha mãe sobre o que acontecia comigo e as dúvidas que surgiam com a chegada da adolescência. Isto, por que não me sentia a vontade, era como se tivesse uma barreira, como se fosse deixar minha mãe constrangida, e pelo que converso com meus amigos, esse sentimento era geral na grande maioria das famílias.

O que procuro manter é o fator limite. Na minha opinião os pais que precisam impor suas regras e não o contrário. Precisam ouvir NÃO, sempre que necessário e aprender que seu limite acaba quando começa o limite do próximo.

Acho que muitas vezes, sou um pouco autoritária demais, mais com certeza nunca deixo de falar e expressar o quanto eles são importantes na minha vida, assim como, também peço perdão quando exagero e perco um pouco o controle, pois ninguém é de ferro. Tem dias que parece que estão com a MACACA! Haja paciência!!!

Não tenho vergonha em falar, que quando é necessário rola umas chineladas e até mesmo uns gritos dentro de casa, mais isso realmente é necessário. A conversa na maioria das vezes resolve, mais em alguns casos conversa e explicação demais coloca tudo a perder, nessa hora é necessário um basta e se fazer ouvir.

No geral sou uma mãe normal, procuro estar presente nas atividades da escola e conversar sobre todos os tipos de assuntos com meu filho mais velho, respondendo somente o que pergunta e sempre mostrando a realidade das coisas sem rodeios, principalmente sobre drogas, internet, pedofilia e todos os perigos que nos rondam nessa sociedade maluca.

Faço questão que o Iago assista à todos os tipos de reportagens por mais chocantes, que me pareçam  ser, que abrangem assuntos dos viciados em drogas e dos riscos da internet, para que aprenda que não se deve jamais confiar em nenhum estranho e nem ser influenciado por ninguém.

Para mim o mais importante na nossa missão de mãe é orientar, mostrar o caminho. Sabemos que muitas coisas não adianta falar e somente errando é que se aprende. Dessa forma fico com minha consciência tranquila e com sentimento de missão cumprida, já que não conseguimos carregá-los pela mão o tempo todo.

É assim que tento educar e criar  ;meus bebes e até o momento, graças a Deus só recebo elogios, os amigos e conhecidos sempre comentam que são crianças educadas e simpáticas, espero estar no caminho certo, mais sempre atenta as mudanças e procurando evoluir como mãe e pessoa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Gestação


Vamos conhecer os sintomas de cada trimestre da gestação, para tentar ter uma gravidez tranquila e feliz.

Primeiro Trimestre: Sono, enjoos, irritação, marcam os primeiros 3 meses de gravidez. Muitas amigas comentam, ninguém me dizia o lado ruim da gravidez..sempre diziam que era maravilhoso, então estou aqui desmentindo essa informação, o primeiro trimestre geralmente é horrível!! Não estou querendo assustar ninguém, por que sempre existem as exceções mais no geral, é o período mais difícil da gestação. Os peitos ficam dolorido, sentimos pequenas cólicas com frequência, ficamos com vontade de comer alguma coisa mais sabemos o que, em determinado horário do dia surgem os enjoos ( geralmente no mesmo turno todos os dias até os 3 meses ), sentimos muito sono, ficamos completamente sensíveis e sujeitas a crises de choro e irritação e por ai adiante..Tudo isso é normal que aconteça e é importante conhecer os sintomas e avisar os familiares para ter um pouco de paciência e tentar levar na esportiva, por que trata-se de uma TPM constante. Se for possível durma bastante, se não tente tirar pelo menos uma soneca após o almoço. A meditação também ajuda bastante a controlar a turbulência de emoções que ocorrem nesse período.

Segundo Trimestre: O período da disposição. Graças a Deus passou o tormento e nesse trimestre as coisas tendem a melhorar, disposição é ponto forte do segundo trimestre. Acabou os enjoôs, acabou as cólicas, o sono diminuiu, o apetite melhorou, o humor também tudo indica que a pior fase passou. Hora de curtir a barriguinha que começa aparecer, namorar, passear e começar a planejar os preparativos para a chegada do baby. Sempre digo que nesse trimestre é a melhor fase para começar a anotar o que será preciso comprar e a lista do chá de fraldas que aconselho que seja feito no sétimo mês, então da tempo para fazer tudo com calma e convidar as amigas com antecedência.

Terceiro Trimestre: Começa a ansiedade, sabemos que esta próximo mais ao mesmo tempo temos a impressão que ainda falta muito e que não chega nunca..agora esta na hora de dar os retoques finais na decoração do quarto do bebê, fazer o chá de fraldas, arrumar as malas e ocupar a cabeça para controlar a ansiedade. Muitas mães costumam fazer o chá com 8 meses, mais sempre aconselho minhas amigas a fazer com 7 meses e logo após o chá lavar as roupinhas, providenciar o que faltou e arrumar a mala do bebê. Essa é a melhor maneira para não dar correria e a mamãe ficar mais tranquila quando o bebê chegar. É muito comum acontecer do bebê nascer de 8 meses e pegar todo mundo com as calças na mão. No 8 mês combine com seu médico como será o parto e o hospital que irá ganhar, verifique a cobertura de seu plano e se o hospital solicita alguma documentação antes da baixa. Nesse trimestre é normal voltar a sentir algumas cólicas ou contrações, isso não quer dizer que vai ganhar, esses sintomas podem aparecer durante todo o terceiro trimestre, preocupe-se somente quando as contrações forem muito frequentes mais de 5 por turno ou de 10 em 10 minutos. Nessa fase você sente bastante o bebê e pode sentir-se um pouco cansada e dependendo da estação inchada.

Esses sintomas são o que acontecem com as mulheres no geral. Indico a todas as gestantes muito sono, paciência, tranquilidade, sexo, passeios uma alimentação balanceada e uma boa hora!!

Socorro!!!

Todas as vezes que caminho na rua vejo bebê em situações preocupantes, é bebê caminhando com a cabeça no sol 13 ou 14 hs ou o contrário pegando sereno as 22 hs, é recém nascido andando em ônibus lotado em pleno horário de pique, é bebê agasalhado até as orelhas molhado de suor, é bebê visitando doentes em hospitais e até segurando dinheiro para a mãe eu já tive o desprazer de presenciar.

O que me corta o coração é que os anjinhos não conseguem falar para se defender ou até mesmo dizer o que estão sentido, morro de pena desses bebes, mais ao mesmo tempo sei que na maioria das vezes as mães não fazem por mal e sim por falta de informação, por isso tomei a iniciativa de fazer o blog, alertando todas as mães que não basta ser mãe, tem que ser mãe com responsabilidade, paciência e muito amor.

O objetivo do Blog é abordar assuntos variados e dicas para possam ajudar as mães de primeira viagem que tem muitas dúvidas e inseguranças com relação aos seus pequenos que merecem toda atenção do mundo.

Vamos aprender a identificar o grito de socorro de nossos bebes e fazer com que sejam crianças felizes e saudáveis.